top of page
Captura_de_Tela_2019-12-02_às_10.32.13.p

Alimentação saudável e exercícios físicos são fatores chave para uma velhice com mais qualidade

Estilo de vida interfere no envelhecimento e até na menopausa






Um estilo de vida com alimentação saudável e exercícios físicos interfere diretamente no envelhecimento, segundo especialistas. No caso das mulheres, esses hábitos podem minimizar os efeitos da menopausa.



PORQUE DEVEMOS TER UM ESTILO DE VIDA ATIVO?


Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte um estilo de vida ativo em adultos está associado a uma redução da incidência de várias doenças crônico-degenerativas bem como a uma redução da mortalidade cardiovascular e geral. Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo.

Em conseqüência, do ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, promover a atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, ressaltamos que a atividade física é qualquer movimento como resultado de contração muscular esquelética que aumente o gasto energético acima do repouso e não necessariamente a prática desportiva.

Avanço da idade

O avançar da idade é acompanhado de uma tendência a um declínio do gasto energético médio diário à custa de uma menor atividade física. Isso decorre basicamente de fatores comportamentais e sociais como o aumento dos compromissos estudantis e/ou profissionais.

Alguns fatores contribuem para um estilo de vida menos ativo. A disponibilidade de tecnologia, o aumento da insegurança e a progressiva redução dos espaços livres nos centros urbanos (onde vive a maior parte das crianças brasileiras) reduzem as oportunidades de lazer e de uma vida fisicamente ativa, favorecendo atividades sedentárias, tais como: assistir a televisão, jogar videogame e utilizar computadores.

Existe associação entre sedentarismo, obesidade e dislipidemias e as crianças obesas provavelmente se tornarão adultos obesos. Dessa forma, criar o hábito de vida ativo na infância e na adolescência poderá reduzir a incidência de obesidade e doenças cardiovasculares na idade adulta.

A atividade física também pode exercer outros efeitos benéficos a longo prazo, principalmente aqueles relacionados ao aparelho locomotor.

Captura_de_Tela_2019-12-02_às_13.44.45.p
Captura_de_Tela_2019-12-02_às_13.44.14.p
Captura_de_Tela_2019-12-02_às_13.44.35.p
bottom of page